Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

Três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão. O que fazer?

Três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão. O que fazer?
Publicado em
Partilhar em

Os períodos de isolamento constante aquando do pico da pandemia de COVID-19 serviram de trampolim para que a saúde mental passasse a ser discutida no espaço mediático. Historicamente, este foi sempre um tema estigmatizado e embrenhado em equívocos e alguns mitos infundados, pelo que esta discussão coletiva em espaços noticiosos, redes sociais ou campanhas publicitárias foi benéfica para que muitas pessoas com depressão, síndrome de burnout ou com alguns sintomas ligeiros de má saúde mental procurassem ajuda através de uma teleconsulta com um psicólogo.

Três em cada 10 portugueses foram diagnosticados com depressão e 6 em cada 10 sentiram sinais da doença em algum momento das suas vidas. – Lundbeck Portugal


Hoje em dia, a perceção desta doença é bem diferente, até porque três em cada 10 portugueses foram diagnosticados com depressão e 6 em cada 10 sentiram sinais da doença em algum momento das suas vidas. Os dados são resultado de um inquérito realizado pela Lundbeck Portugal, que diz ainda que 77% dos inquiridos tem um amigo ou familiar que já foi diagnosticado com depressão. Outros dados demonstram que cerca de 72% dos 1215 entrevistados têm noção que a depressão é uma doença, enquanto os restantes 28% ainda acreditam que se trata apenas de um “estado de espírito”

O que é a Depressão?

Trata-se de um dos problemas de saúde mental mais comuns, já que afeta 350 milhões de pessoas em todo o mundo. A depressão caracteriza-se por um desajuste neuroquímico advindo de fatores biológicos e de stress acumulado. Esta condição pode ter origem num evento particularmente traumático ou sem um motivo óbvio, fazendo com que o paciente se aperceba do seu estado depressivo quando o sofrimento perdura e começa a afetar o seu quotidiano. Este é o momento indicado para marcar uma consulta online ou presencial com um psicólogo.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e, obviamente, de acordo com a gravidade e antiguidade da depressão. Os mais comuns incluem:

  • Tristeza e aborrecimento recorrentes;
  • Irritabilidade, tensão, inseguranças incomuns, aflição e preocupações infundadas;
  • Fadiga, lentidão e falta de energia constante;
  • Falta de interesse e ausência de prazer nas atividades de lazer;
  • Perturbações do sono e ausência de apetite sexual;
  • Variações de peso e de apetite;
  • Sentimentos de culpa e autodesvalorização;
  • Alterações de memória, concentração e raciocínio;
  • Fixação com a morte ou pensamentos suicidas;

Como lidar com a Depressão?

Ao contrário de outras doenças que causam muito sofrimento, a depressão é difícil de prevenir, devendo, contudo, adotar bons hábitos de sono, fazer uma alimentação saudável e praticar desporto. Encontrar formas de relaxar e gerir o stress é muito importante, assim como procurar ajuda em momentos difíceis junto de familiares ou amigos. Se não se sentir bem, deve marcar uma consulta online ou presencial para evitar que o sentimento de depressão aumente.

O sofrimento causado pela depressão pode dar-lhe a ideia de um caminho sem saída, mas esta é uma doença que tem solução.

Se se sentir deprimido, deve primeiramente perceber o que está a sentir. Ao identificar que um ou mais dos sintomas de depressão se verificam de forma sistemática ou duradoura, a melhor opção é procurar ajuda, marcando uma consulta com um psicólogo. Caso não tenha a disponibilidade para se dirigir a um consultório, saiba que a opção de teleconsulta (ou consulta online) é também muito eficaz. Este contacto permite-lhe colocar a sua situação em perspetiva, percebendo o seu estado atual e tendo alguém para ouvir as suas angústias.

Se não se sentir à vontade para consultar um psicólogo, deve pedir ajuda a um amigo ou familiar. Estas pessoas querem o melhor para si e farão tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar. Existem assuntos que podem ser resolvidos com ajuda externa de forma mais fácil do que parece à primeira vista e, desse modo, impede-se que se transformem em problemas maiores. Ao mesmo tempo, faça um esforço para manter uma rotina saudável e procure encontrar opções que lhe permitam relaxar e passar bons momentos junto dos seus familiares ou amigos. O sofrimento causado pela depressão pode dar-lhe a ideia de um caminho sem saída, mas esta é uma doença que tem solução e tomar a iniciativa de procurar a cura é o passo mais importante para conseguir ultrapassar esta condição.

Saiba mais

Devo consultar um psicólogo ou um psiquiatra?

Mais informações sobre Depressão

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online