Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

Informações sobre Candidíase

Voltar ao índice
Candidíase
Partilhar em

A candidíase é uma infecção fúngica que afeta a pele e as membranas mucosas do corpo humano. É causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que normalmente habita o corpo humano sem causar problemas. A candidíase pode afetar várias áreas do corpo, incluindo a boca, a vagina, a pele, a garganta e as unhas. Neste texto, abordaremos os sintomas, as causas, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da candidíase.

Sintomas de candidíase

Os sintomas da candidíase podem variar dependendo da área afetada. Na boca, pode-se observar manchas brancas na língua, no interior das bochechas e no palato. Na vagina, os sintomas incluem coceira, dor durante a relação sexual, dor ao urinar e corrimento branco e espesso. Na pele, pode haver coceira, vermelhidão e descamação. Na garganta, a candidíase pode causar dor ao engolir e dor de garganta. Nas unhas, pode haver manchas brancas ou amareladas.

Causas para candidíase

A candidíase é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans. Esse crescimento excessivo pode ser causado por vários fatores, como uso prolongado de antibióticos, diabetes, sistema imunológico enfraquecido, uso de corticoides, gravidez e uso de contraceptivos hormonais. A candidíase também pode ser transmitida por contato direto com uma pessoa infectada ou por contato com objetos contaminados.

Diagnóstico de candidíase

O diagnóstico da candidíase é feito com base nos sintomas e em exames laboratoriais. O médico pode colher amostras de secreções da boca, da vagina, da pele ou da garganta para análise em laboratório. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar exames de imagem para avaliar a extensão da infecção.

Tratamento para candidíase

O tratamento da candidíase depende da área afetada e da gravidade da infecção. Em casos leves, pode ser suficiente usar cremes antifúngicos ou loções para aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos antifúngicos por via oral ou por injeção. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias.

Prevenção de candidíase

A prevenção da candidíase envolve alguns cuidados simples, como manter uma boa higiene pessoal, evitar o uso prolongado de antibióticos, manter o controle da diabetes, evitar o uso de corticoides sem prescrição médica e usar roupas íntimas de algodão e folgadas. Além disso, é importante evitar o contato com pessoas infectadas e não compartilhar objetos pessoais, como toalhas e roupas íntimas.

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online