Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

Informações sobre Doença Cardiovascular

Voltar ao índice
Doença Cardiovascular
Partilhar em

A doença cardiovascular é um termo que engloba uma série de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Essas doenças são responsáveis por um grande número de mortes em todo o mundo e podem afetar pessoas de todas as idades e géneros. Neste texto, abordaremos os sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença cardiovascular.

Sintomas de doença cardiovascular

Os sintomas da doença cardiovascular podem variar dependendo do tipo de doença. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, enquanto outras podem experimentar dor no peito, falta de ar, tonturas, náusea, fadiga, inchaço nas pernas, batimentos cardíacos irregulares ou desmaios. É importante lembrar que alguns sintomas podem ser leves ou intermitentes e podem ser facilmente ignorados. Se você tiver algum dos sintomas mencionados acima, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Causas para doença cardiovascular

Existem várias causas da doença cardiovascular, incluindo fatores genéticos, idade avançada, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, estilo de vida sedentário, colesterol alto e stress. Além disso, existem algumas doenças que aumentam o risco de doença cardiovascular, como aterosclerose, insuficiência cardíaca, doença cardíaca congénita e doença arterial periférica.

Diagnóstico de doença cardiovascular

O diagnóstico da doença cardiovascular geralmente começa com um exame físico e histórico médico completo. Seu médico pode fazer perguntas sobre sua saúde e hábitos de vida, bem como realizar um exame físico para verificar se há sinais de doença cardiovascular. Além disso, seu médico pode solicitar exames de sangue para verificar seus níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de testes de imagem, como radiografia de tórax, ecocardiograma ou angiografia.

Tratamento para doença cardiovascular

O tratamento da doença cardiovascular depende do tipo e gravidade da doença. Para doenças leves, o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente e controlar o stress. Em casos mais graves, pode ser necessário medicamentos, como anti-hipertensivos, anticoagulantes, estatinas ou diuréticos. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia, como ponte de safena, angioplastia ou cirurgia de válvula cardíaca.

Prevenção de doença cardiovascular

A prevenção da doença cardiovascular é importante e pode ser feita através de mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente, controlar o stress e manter um peso saudável. Além disso, é importante fazer exames médicos regulares para verificar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e a pressão arterial. Se você tem fatores de risco, como histórico familiar ou diabetes, é importante trabalhar com seu médico para gerir esses fatores e reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online