Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

Informações sobre Impetigo

Voltar ao índice
Impetigo
Partilhar em

Impetigo é uma infecção de pele altamente contagiosa que é comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Geralmente é causado por bactérias, mas às vezes pode ser causado por um vírus. Neste texto, vamos falar sobre os sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção do impetigo.

IMPORTANTEEstas informações não dispensam um parecer médico. Marque consulta.

Impetigo

Consulta da Pele, Cabelo e Unhas

37.90      15 minutos
Impetigo

Consulta de Medicina Geral e Familiar

39.90      20 minutos

Sintomas de impetigo

O impetigo geralmente começa como uma ou mais manchas vermelhas na pele que se desenvolvem em bolhas. Essas bolhas são geralmente pequenas, mas podem crescer e se espalhar rapidamente. As bolhas então se rompem, deixando feridas abertas na pele que podem coçar ou doer. As feridas geralmente se desenvolvem em crostas amareladas que eventualmente caem, revelando uma área de pele vermelha e irritada.

O impetigo pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no rosto, mãos e pés. Em alguns casos, o impetigo pode causar febre, dor de garganta e inchaço dos gânglios linfáticos.

Causas para impetigo

O impetigo é causado por bactérias, como Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus. Essas bactérias podem entrar na pele por meio de cortes, picadas de insetos ou outras lesões. O impetigo também pode se espalhar por contato direto com uma pessoa infectada, ou com objetos ou superfícies contaminadas.

O impetigo é mais comum em crianças porque elas têm um sistema imunológico menos desenvolvido e têm mais chances de se machucar durante o jogo ou o contato com outras crianças.

Diagnóstico de impetigo

O diagnóstico do impetigo é geralmente feito com base na aparência das lesões de pele. Se houver dúvida sobre o diagnóstico, o médico pode fazer uma cultura da ferida para identificar as bactérias que estão causando a infecção.

Tratamento para impetigo

O impetigo geralmente é tratado com antibióticos tópicos ou orais. Os antibióticos tópicos podem ser aplicados diretamente na pele, enquanto os antibióticos orais são tomados por via oral. Os antibióticos geralmente são prescritos por uma semana ou mais, dependendo da gravidade da infecção.

Além dos antibióticos, o médico também pode recomendar medidas de higiene para ajudar a prevenir a propagação da infecção. Isso pode incluir lavar as feridas com água e sabão, aplicar uma pomada antibiótica e cobrir as feridas com uma bandagem.

Em casos mais graves de impetigo, pode ser necessário hospitalização para tratamento intravenoso de antibióticos.

Prevenção de impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana contagiosa da pele que é mais comum em crianças. Para prevenir o impetigo, é importante manter a pele limpa e saudável. Lave as mãos regularmente com água e sabão e evite compartilhar objetos pessoais, como toalhas ou roupas. Cobrir as feridas abertas com curativos também é importante para evitar a disseminação da infecção. Caso haja um surto de impetigo em uma escola ou creche, é importante tomar medidas preventivas adicionais, como desinfetar objetos e superfícies com frequência. É importante consultar um médico para receber tratamento adequado caso seja diagnosticado com impetigo, pois o tratamento precoce pode ajudar a prevenir a disseminação da infecção para outras partes do corpo ou outras pessoas.

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online