A pielonefrite é uma infecção bacteriana que afeta os rins e as vias urinárias superiores. Ela é causada pela invasão de bactérias na uretra, que se multiplicam e atingem os rins. Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em mulheres e pessoas com problemas no sistema imunológico. Neste texto, serão abordados os sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção da pielonefrite.
IMPORTANTEEstas informações não dispensam um parecer médico. Marque consulta.
Consulta de Medicina Geral e Familiar
Consulta de Urgência – Adultos e Crianças / Clínica Geral
Sintomas de pielonefrite
Os sintomas da pielonefrite podem variar de acordo com a gravidade da infecção, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Dor lombar;
- Febre;
- Calafrios;
- Náuseas e vómitos;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Urina turva ou com sangue;
- Mal-estar geral.
Causas para pielonefrite
A pielonefrite é causada por bactérias que se proliferam na uretra e se espalham até os rins. As bactérias mais comuns que causam essa infecção são a Escherichia coli (E. coli) e a Klebsiella pneumoniae. Algumas pessoas têm mais predisposição para desenvolver pielonefrite, como mulheres grávidas, pessoas com diabetes ou problemas no sistema imunológico, pessoas com cálculos renais e aqueles que usam um cateter urinário.
Diagnóstico de pielonefrite
O diagnóstico de pielonefrite geralmente é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente e em exames de urina e sangue. O médico pode pedir uma amostra de urina para verificar a presença de bactérias e sinais de inflamação. Também pode ser realizado um exame de sangue para verificar a presença de bactérias no sangue, o que pode ser um sinal de infecção generalizada.
Tratamento para pielonefrite
O tratamento da pielonefrite geralmente envolve o uso de antibióticos para eliminar a infecção. O tipo de antibiótico prescrito depende da gravidade da infecção e da bactéria que a está causando. É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes do término do tratamento, para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas. Além dos antibióticos, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e a febre.
Prevenção de pielonefrite
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a pielonefrite, como:
- Beber bastante água para manter o trato urinário limpo e ajudar a eliminar bactérias.
- Urinar com frequência, para evitar a proliferação de bactérias na bexiga.
- Limpar-se adequadamente após usar o banheiro.
- Evitar o uso prolongado de cateteres urinários.
- Tratar infecções urinárias rapidamente, antes que elas se espalhem para os rins.