Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

Informações sobre SIDA

Voltar ao índice
SIDA
Partilhar em

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) que ataca o sistema imunológico do corpo, deixando-o vulnerável a outras infecções e doenças. Neste texto, vamos discutir os sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção da SIDA.

Sintomas de sida

Os sintomas da SIDA podem variar de pessoa para pessoa e dependem do estágio da doença. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas por anos após a infecção, enquanto outras podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe dentro de algumas semanas após a infecção pelo HIV. Alguns dos sintomas mais comuns da SIDA incluem fadiga, febre, sudorese noturna, perda de peso, diarreia e dor de cabeça. À medida que a doença progride, os sintomas podem se tornar mais graves e incluir infecções recorrentes, feridas na boca e na pele, problemas respiratórios e neurológicos, entre outros.

Causas para sida

A SIDA é causada pelo vírus HIV, que é transmitido de pessoa para pessoa através do contato com o sangue, sémen, fluidos vaginais ou leite materno de uma pessoa infectada. As formas mais comuns de transmissão do HIV incluem relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas ou agulhas infectadas, transmissão de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação, e transfusão de sangue ou transplante de órgãos infectados (muito raro hoje em dia).

Diagnóstico de sida

O diagnóstico da SIDA é feito através de testes de sangue que detectam a presença do HIV no organismo. É importante lembrar que uma pessoa pode ser portadora do HIV e não apresentar sintomas por anos, portanto, é importante fazer o teste regularmente, principalmente se você estiver em um grupo de risco (como pessoas que têm relações sexuais sem proteção, compartilham seringas, ou foram expostas a sangue ou fluidos corporais infectados). O diagnóstico precoce é importante para que a pessoa infectada possa iniciar o tratamento o mais cedo possível e ter uma melhor qualidade de vida.

Tratamento para sida

Não há cura para a SIDA, mas o tratamento com terapia antirretroviral (TARV) pode ajudar a controlar a doença e impedir que ela se torne AIDS. A TARV consiste em uma combinação de medicamentos que inibem a replicação do HIV no organismo, o que ajuda a manter o sistema imunológico em funcionamento. É importante tomar os medicamentos conforme prescrito e seguir as orientações médicas cuidadosamente. Com o tratamento adequado, muitas pessoas com HIV podem viver uma vida longa e saudável.

Prevenção de sida

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). A prevenção da SIDA passa principalmente pela adoção de comportamentos sexuais seguros, como a utilização de preservativos em todas as relações sexuais, o teste regular para detetar a infeção pelo VIH e o tratamento imediato caso seja diagnosticada a infeção. É importante também evitar o uso compartilhado de seringas e agulhas, para reduzir o risco de transmissão por via endovenosa. Além disso, a educação sexual e a promoção da prevenção são fundamentais para evitar novas infeções pelo VIH. Existem ainda medidas de prevenção da transmissão vertical (da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação), como a administração de medicamentos antirretrovirais à mãe e ao recém-nascido. A prevenção é a melhor forma de evitar a SIDA, uma vez que ainda não existe cura para esta doença.

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online