As infeções urinárias são um problema comum de saúde. Embora as mulheres sejam mais vulneráveis a este tipo de infeção, o facto é que ela pode ocorrer em pessoas de qualquer género ou faixa etária, sendo importante a identificação atempada dos sintomas, para que saiba quando deve marcar consulta online para receber um diagnóstico especializado.
A identificação dos primeiros sintomas e a procura pela ajuda médica é muito importante, uma vez que, em algumas situações, o agravamento do quadro clínico pode gerar uma pielonefrite. Isto acontece quando a infeção atinge os rins, podendo causar febres altas e dores fortes aos pacientes que exigem o internamento.
Fique a saber mais sobre as infeções urinárias, incluindo o que são, como se manifestam e que forma pode preveni-las e trata-las.
O que são as infeções urinárias?
Infeção urinária é o nome abrangente que se dá às infeções bacterianas no sistema urinário (Ver Definição de Infecção Urinária). Elas podem ser uretrites (na uretra), cistites (na bexiga) ou pielonefrites (nos rins).
Sendo um problema de saúde bastante comum, ele é normalmente de origem externa, sendo que a bactéria entra no organismo por via da uretra. Em casos mais raros, uma infeção sanguínea pode também afetar os rins.
Entre as bactérias que mais causam este tipo de infeção encontramos a Escherichia coli e alguns estafilococos. Em alguns casos, estas infeções também podem ser de origem fúngica e não bacteriana.
Quando a natural eliminação de bactérias por via da urina não acontece, o organismo humano desenvolve sintomas ao tentar combater a infeção. Perante esses sintomas, marcar uma consulta online para obter o devido tratamento é fundamental.
As causas das infeções urinárias
As infeções urinárias são mais comuns nas mulheres, o que se relaciona com a sua anatomia e a proximidade entre o ânus e a uretra. Além disso, nas mulheres, a gravidez ou o período menstrual podem ser causas deste tipo de infeção.
Pode afetar qualquer pessoa, independentemente do sexo, vale ainda a pena considerar as causas mais gerais para este tipo de problema, incluindo:
- hábitos de higiene insuficientes ou inadequados
- obstrução do trato urinário
- diabetes
- contacto ou inserção de objetos estranhos
- doenças sexualmente transmissíveis
Quais são os sintomas das infeções urinárias?
Uma infeção urinária pode ter vários sintomas, incluindo a sensação de dor ou ardor ao urinar, uma vontade intensa e frequente de urinar ou alterações no aroma ou na cor da urina. A micção em pequenas quantidades e a identificação de sangue na urina também podem indicar uma infeção, bem como febre, náuseas, vómitos ou dores na região abdominal e lombar.
Ainda que a gravidade dos sintomas só em casos mais raros e que envolvem os rins se torne significativa, qualquer uma destas manifestações é um bom indicador de que deve marcar uma teleconsulta para que seja feito o diagnóstico e prescrito o tratamento adequado.
Como tratar infeções urinárias
Ao marcar consulta online poderá contar com o aconselhamento médico, o que é importante para que possa tratar da melhor forma a sua infeção urinária.
Ainda que não dispense esta consulta, no entanto, o tratamento das infeções urinárias frequentemente inclui o aumento da ingestão de líquidos e a recomendação de cuidados relativos à urinação e à higiene. Além disso, poderão ser prescritos antibióticos adequados, sendo que os antibióticos do grupo das fluoroquinolonas são os mais comuns.
No caso de a paciente estar grávida, a seleção de antibióticos será mais criteriosa, uma vez que nem todos se adequam a gestantes.
Como prevenir infeções urinárias
Claro que, melhor do que tratar uma infeção, é preveni-la. Embora este tipo de infeção possa surgir mesmo com todos os cuidados, existem formas de reduzir a probabilidade de que tal aconteça.
Ter uma rotina diária onde urine frequentemente e beba bastante água é muito importante, assim como evitar bebidas irritantes para a bexiga (como café ou bebidas alcoólicas).
Uma rotina de higiene adequada, que privilegie duches a banhos de imersão e pensos higiénicos ou copos menstruais a tampões também poderá ajudar.
Quando se limpar, deve também fazê-lo da frente para trás, para evitar uma contaminação bacteriana a partir da região retal.
Evitar métodos contracetivos como o diafragma e urinar após a relação sexual é também importante para prevenir infeções.
Além disto, recomenda-se ainda que evite o uso de óleos e produtos perfumados na região íntima, preferindo roupa interior de algodão para manter a zona genital seca e menos propícia para a proliferação bacteriana.
Se desconfia que tem uma infeção urinária ou está a sentir alguns dos sintomas enunciados, é fundamental que procure o diagnóstico e tratamento numa consulta online, para que possa ter uma acompanhamento clínico adequado e tratar a infeção antes que agrave. Ter os cuidados preventivos adequados será, também, muito importante