Emitimos baixas da segurança social - número de utente de saúde obrigatório
 

10 hábitos para ser mais feliz

10 hábitos para ser mais feliz
Publicado em
Partilhar em

A felicidade pode bem ser o principal objetivo na vida de qualquer pessoa e, em parte, a busca por esse conceito de plenitude é o que motiva muitos dos avanços, das conquistas… e também das problemáticas do mundo atual.

Enquanto as correntes budistas insistem que a felicidade pode ser uma escolha e que tudo se baseia no treino da mente, a ciência traz novas perspetivas sobre a felicidade e a infelicidade na era digital. Literatura recente, como a obra “Por que nos sentimos mal quando tudo corre bem”, escrita pelo psiquiatra Anders Hansen, revela-nos mais sobre a procura pela felicidade no mundo atual sob uma perspetiva neurobiológica, onde a depressão e o digital são temas cruciais e se justifica porque é que, mesmo perante uma realidade historicamente boa, enfrentamos tantos problemas relacionados com a saúde mental.

A procura pela felicidade, mais do que um conceito filosófico, atravessa então as barreiras de outras áreas da vida, como a fé e a ciência. Ainda que conscientes da abrangência do conceito e da sua ambiguidade, hoje, deixamos 10 dicas que podem contribuir para que viva uma vida mais feliz.

1. Invista na sua saúde mental

Situações como o stress, a ansiedade, a depressão e outros problemas relacionados com a saúde mental podem afetar o dia-a-dia e impedir uma vivência feliz.

Neste tipo de situações, o investimento em si mesmo é muito importante, devendo marcar uma consulta ou teleconsulta com profissionais especializados, da área da psicologia ou psiquiatria, para que possam ajudá-lo.

Com a azáfama dos tempos atuais, pode aproveitar até uma consulta online, se sentir que tem pouco tempo. Ainda assim, dirigir-se às sensações negativas poderá ser uma boa forma de viver melhor e mais feliz.

2. Treine e durma o suficiente

O exercício físico e ciclos de sono equilibrados são, segundo a ciência, uma das chaves para a felicidade.

Por um lado, os treinos físicos ajudam a melhorar a saúde global do corpo, tornando-o mais enérgico e prevenindo situações que afetam diretamente a felicidade, como incapacidade ou doenças. Além disso, a libertação de endorfinas nos treinos tende a deixar os atletas do quotidiano mais felizes, deixando-os de bom humor e promovendo globalmente o seu bem-estar.

Já o sono suficiente e de qualidade pode também ter um contributo positivo para a saúde física e bem-estar, sendo que as pesquisas indicam que, nos grupos analisados, pessoas que dormem mais de 7 horas e meia tendem a ser mais felizes.

3. Relacione-se com pessoas positivas

Estudos científicos revelaram que a vida social tem um impacto direto no índice de felicidade e na qualidade de vida.

Segundo os resultados obtidos por pesquisas realizadas em espaços tão relevantes quanto Harvard ou a Universidade da Califórnia, o contacto social com pessoas mais felizes e positivas potencia a felicidade, numa reação em cadeia.

4. Mantenha-se ativo

Outra descoberta da ciência é que pessoas que se mantém mais ocupadas tendem a sentir-se mais feliz.

Esta relação entre a atividade e a felicidade já foi comprovada por vários estudos, que demonstram que a sensação de bem-estar e realização é mais comum em pessoas que se mantêm mais ativas.

5. Viaje

Viajar é, segundo a revista online Applied Research in Quality of Life um dos segredos da felicidade. Na verdade, segundo a pesquisa publicada, o próprio planeamento das viagens e férias tem um contributo na felicidade das pessoas.

6. Alimente-se bem

A saúde física e a mental estão diretamente conectadas, já que um corpo saudável terá menos sensações de desconforto, assim como uma melhor capacidade de produzir as enzimas e hormonas essenciais para o bem-estar, incluindo endorfinas e serotonina. Alguns dos elementos presentes nos alimentos saudáveis, pela sua ação antioxidante, dão um grande contributo neste sentido.

7. Pratique atos solidários

Os estudos científicos também relacionaram os atos de solidariedade com uma vida feliz, comprovando que as pessoas mais solidárias se sentem usualmente melhor consigo mesmas e a vida no seu todo.

8. Permita-se ser quem é

A rutura com a comparação e a expetativa dos outros é muito importante para que um ser humano se aceite plenamente e possa ser quem é: um dos princípios da felicidade.
Então, criar objetivos próprios e evitar comparações pode ser um grande passo para se tornar mais feliz.

9. Seja optimista

Uma perspetiva de optimismo pode ser um passo relevante para o encontro com a felicidade. A capacidade de “ver o copo meio cheio” e a procura do lado bom dos problemas, encarando-os como oportunidades, pode ser um passo importante para melhorar o humor e o bem-estar.

10. Inclua atividades de relaxamento nos seus dias

Atividades como meditação, yoga ou pilates têm sido apontadas como positivas na conquista de uma vida mais feliz.

Este tipo de práticas incluem um treino físico, mental e espiritual e baseiam muita da sua atividade na respiração, um aspeto crucial para a gestão do stress e da ansiedade provocada pelo dia-a-dia no século XXI.

Com estas 10 dicas temos a certeza de que poderá ser mais feliz. Não deixe de marcar consulta online, sair mais, treinar e alimentar-se bem. Estamos certos de que a mudança o levará de encontro à felicidade.

Política de Privacidade  |  Termos e Condições  |  Livro de Reclamações Online

Courtesy Parameter - Serv. Médicos UNip., Lda © 2024. Todos os direitos reservados.

Powered by Clínica do Site
Pagamento online