Quase todo o trabalhador deseja que as férias cheguem depressa e, por melhores que estas sejam, o regresso ao trabalho pode trazer sentimentos de ansiedade e depressão. Saiba o que é a depressão pós-férias, como a identificar e descobra estratégias para a combater.
Para muitos trabalhadores, as férias representam um período desejado, onde o relaxamento permita descansar do tempo de trabalho e recarregar energias. Por melhor que esse período de desconexão possa ser para a sua saúde mental, o fato é que o retorno à rotina pode não ser tão suave quanto desejou, despertando sentimentos de ansiedade e mal-estar no regresso às responsabilidades diárias.
O conceito de síndrome ou depressão pós-férias diz respeito ao estado emocional que surge em algumas pessoas no momento do retorno à rotina de trabalho, quando as férias terminam. Este sentimento é bastante comum e manifesta-se sob a forma de ansiedade, sensação de tristeza, desânimo, irritabilidade e mal-estar.
Hoje, exploramos o conceito de depressão pós-férias, dando a conhecer as causas e sintomas da mesma, e apresentaremos algumas estratégias pessoais ou acompanhadas (como por exemplo através de uma teleconsulta com um psiquiatra ou um psicólogo) que podem ajudá-lo no retorno à rotina. Saiba mais.
Depressão pós-férias: o que é, quais as causas e sintomas
O conceito de síndrome ou depressão pós-férias diz respeito ao estado emocional que surge em algumas pessoas no momento do retorno à rotina de trabalho, quando as férias terminam. Este sentimento é bastante comum e manifesta-se sob a forma de ansiedade, sensação de tristeza, desânimo, irritabilidade e mal-estar.
As causas subjacentes a esta condição variam de pessoa para pessoa e consoante a situação, mas algumas tendências comuns podem ser identificadas, incluindo uma transição abrupta da rotina de férias (mais relaxante) para a de trabalho (com pressão de prazos ou objetivos). As causas podem não estar inclusivamente relacionadas com a rotina do trabalho, mas sim com o trabalho em si. Um mau ambiente no trabalho ou mesmo o facto de não se sentir realizado torna o regresso muito mais doloroso e difícil.
Independentemente do elemento que desencadeia esta depressão pós-férias, o facto é que muitas pessoas afirmam, no retorno à rotina, ser acometidas por falta de motivação para as atividades cotidianas, flutuações emocionais maiores (com predominância de momentos de tristeza e irritação) e ainda sintomas físicos (como fadiga, insónia, dores musculares ou outras).
A importância de adotar estratégias para superar a depressão pós-férias
No regresso das férias podem ser adotadas estratégias para minorar a ansiedade e stress associados a este tipo de depressão, sendo que uma atitude de proatividade pode ajudar a evitar ou tratar os principais sintomas que ela acarreta. Deixamos algumas dicas:
- Procure apoio especializado: Ainda que possa evitar ou tratar a sua depressão pós-férias sozinho, não existem dúvidas de que um profissional especializado pode agilizar o processo e apoiá-lo nesta fase complexa. Uma consulta online com um psiquiatra ou um psicólogo pode ser um bom começo, no caso de ter os sintomas desta forma de depressão.
- Faça uma transição gradual: Evite que o final da sua viagem de férias termine na véspera do retorno ao trabalho. Tire pelo menos um dia em casa para se organizar, desfazer tranquilamente as suas malas e voltar de forma mais gradual à sua rotina.
- Durma e coma bem: uma boa rotina de sono e uma boa alimentação são o começo da saúde física e mental. Garanta que dorme o suficiente e se alimenta de forma nutritiva antes de voltar ao trabalho.
- Adote uma postura de autocuidado: só porque terminaram as férias, não significa que o tempo que dedica a si mesmo deva terminar. Permita-se o tempo necessário para cuidar de si, com tudo o que isso implicar no seu caso em particular (ginásio, dieta equilibrada, momentos de passeio, etc).
- Defina objetivos concretos e tenha os seus sonhos em mente: pensar nos seus ideais e objetivos pode transformar o retorno ao trabalho num desafio que quererá enfrentar. Assim, defina claramente os seus objetivos e sonhos para o período laboral que se inicia. Isto servirá de motivação extra.
- Fale sobre as férias: conversar sobre o seu tempo de férias com colegas e amigos irá despertar a sensação positiva das melhores memórias que criou nesse período, trazendo emoções positivas para o seu quotidiano de trabalho.
- Não esqueça o descanso: Momentos de pausa e descanso não são apenas parte das rotinas de férias. Garanta que mantém este hábito depois de regressar ao trabalho.
Em resumo: um olhar sobre a depressão pós-férias
A depressão pós-férias é um fenómeno comum depois das férias e existem estratégias para identificar e combater as sensações negativas que lhe estão associadas.
Procurar o apoio de um profissional especializado pode ser a melhor forma de garantir que adota as melhores dicas de saúde e bem-estar no regresso à rotina habitual.